Região

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PARNA-LM), criado pelo Decreto Federal nº 86.060 de 02/06/1981, como unidade de conservação (UC) está localizado no Brasil na região nordeste na franja costeira ao norte no Estado do Maranhão, entre as coordenadas geográficas:  02o19’S a 02o45’S, 42o44’W a 43o29’W, compreendendo os Municípios de Primeira Cruz e Santo Amaro a oeste e Barreirinhas a sul e a leste onde estamos localizados com nossa base de aventuras Espírito de Aventura.

Com demarcação de área a ser protegida de 155.000 ha, este território equivalente a cidade de São Paulo.

É composto por um extenso campo de dunas com lagoas temporárias e perenes, no mundo não existe nada igual com esta formação e dinâmica costeira.

Bioma e Ecossistemas: Mangue, Cerrado, Restinga, Dunas.

O município de Barreirinhas tem seu nome em alusão às barreiras de argila observadas ao longo das margens do rio Preguiças, que chegam a atingir cerca de 10 a 20m de altura, as quais são envoltas por dunas de areias. O nome Barreirinhas foi oficializado em fins do século XVIII, recebendo oficialmente esse título no dia 10 de outubro de 1835. A Lei provincial nº 951, de 14 de junho de 1871, elevou Barreirinhas à categoria de Vila, alcançando o status de município em 29 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Estadual nº 45.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s