Hike Pequenos Lençóis Maranhenses

Este hike faz parte do passeio náutico do Rio Preguiças. O passeio inicia em Barreirinhas as 8h30 em grupo ou na hora em que você desejar privativo. com retorno as 15h em grupo e 18h privativo.

A primeira parada na comunidade ribeirinha Vassouras ( Área de proteção Ambiental dos Lençóis Maranhenses) Com observação dos macacos e manguezal. Neste local existe uma grande diversificação de artesanato feito na região e venda de refrigerantes, água de coco.

Temos aqui nesta região da Apa dos Pequenos Lençóis Maranhenses assim como também os Grandes Lençóis Maranhenses ( Parque Nacional) A singular Planície Costeira do Estado do Maranhão possuindo o maior registro de sedimentação eólica do Quaternário da América do Sul, correspondendo a campos de dunas livres e fixas que juntos alcançam larguras de até 50 km, denominados de Lençóis Maranhenses.

Aqui iniciamos a caminhada no campo de dunas livres sobre influencia rigorosamente  sazonal, sendo que, durante os meses de janeiro a junho, temos a temporada da estação chuvosa, melhorando a caminhada em todos os sentidos quando ocorre a elevação do lençol freático surgindo as lagoas e conseqüente a fixação das dunas com a areia mais compacta diminuindo o esforço na caminhada; no período de estiagem, julho a dezembro, ocorre o rebaixamento do lençol freático, as dunas migram e as lagoas vão evaporando gradualmente.

A travessia das Vassouras até o Morro do boi aproximadamente 3km observando a natureza de cima das dunas visualizando a trajetória do Rio Preguiças com suas franjas de manguezais e ao fundo o continente com a praia dos Pequenos Lençóis Maranhenses.

Nesta pequena caminhada teremos a possibilidade de observar diversos tipos de formação de dunas numa pequena caminhada com cenários diferentes a cada momento do Hiking.

Chegando na comunidade de pescadores do Morro do Boi a lancha já estará aguardando para prosseguir o passeio na lancha até o Povoado Mandacaru onde subiremos o Farol para contemplar um belíssimo visual panorâmico da região. Em seguida navegaremos até a península do Caburé onde teremos a oportunidade de banho no mar e no rio Preguiças.

Neste local temos  a  possibilidade de escolha entre diversos restaurantes com frutos do mar recem pescados. A nossa dica, as barracas de pescadores nas margens do Rio Preguiças.

Este passeio pode ser complementado com:

Observação da vida Silvestre.revoada das aves para os ninhais

Passeio de lancha com aquaplane  e Stand Up Paddle

Finalizando o Passeio no Porto do Atins

Caminhada do porto Camilo Dutra até o Canto do Atins

Retorno noturno

Passeio de bicicleta

Observação do céu noturno

 

 

 

 

 

 

 

Neste ambiente faremos a

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s